Facebook Twitter RSS
banner

sexta-feira, 13 de março de 2015

HardWare para leigos




  Esse post é dedicado a quem dúvidas de como montar seu pc, saber seus componentes e o que é necessário para montar um PC Gamer ou para uso básico como acessar redes sociais e ver filmes.
  Você já deve ter ouvido um técnico comentar a piadinha clássica entre eles: "Software é o que você xinga, e Hardware é o que você chuta." Mas que diabos seria esses dois? Uma explicação básica seria: Hardware é o equipamento, configurações que você deve escolher cuidadosamente para que tudo em seu computador ocorra bem, quando seu computador trava e não responde, é o software que está travando pois as configurações necessárias que seu hardware precisava ter para que tudo ocorra bem não está lá.
  Hoje não é apenas nos computadores que precisam de atenção nesse assunto, mas também celulares e video games, mas isso deixamos para um próximo post.
 

O que é uma placa-mãe? Qual a Sua importância? 

Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboar, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoi, as placas controladoras, os conecotres do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pela integração entre todos os componentes de um computador. A maior parte dos problemas de instabilidade e travamento é causada por problemas diversos na placa-mãe, por isso ela é o componente que deve ser escolhido com mais cuidado.
  Deve-se levar em conta alguns detalhes que ajudam a escolher a placa-mãe certa para os periféricos compatíveis. É necessário comprar uma CPU compatível com o socket da motherboard ( local de encaixe do processador) e uma memória RAM de Tecnologia também compátivel (DDR3, frenquencia, ECC etc).



Texto por Igor Macedo - Graduado em Engenharia Elétrica na UFBA.


As principais placas. (disponível na Space Informática)

Tecnologias Intel Explicadas

Intel turbo boost
  É uma tecnologia criada pela Intel presente em suas CPUs a partir da série Nehalem, que realiza um aumento dinâmico do clock do processador. O Turbo Boost é ativado quando o sistema operacional requer o maior desempenho possível do processador. Tal, desempenho é controlado via ACPI ( Advanced Configuration and Power Interface), o qual é suportado por todos os principais sistemas operacionais, sendo portanto, desnecessário quaisquer software ou drivers adicionais para esta nova tecnologia. Muitos se referem a esse conceito como "overclock" dinâmico". Atualmente, a quarta geração (Haswell) de processadores Intel conta com a versão 2.0 da tecnologia.

Intel Quick Sync Video
   É uma tecnologia da Intel para codificação e decodificação que está integrada em muitas CPUs da Intel. O nome "Quick Sync" refere-se ao uso da transcodificação rápida ("syncing") de um vídeo, como, por exemplo, de um DVD, ou disco Blu-ray, para um formato compatível com os smartphones.
   O Quick Syns tem sido elogiado por se extremamente rápido. Um benchmark do site Tom's Hadware mostrou que é possível encodar um vídeo de 4 minutos 1080p com 449mb para 1024x768 em 22 segundos. A mesma codificação sem usar a tecnologia levou 172 segundos. Fazendo a mesma codificação usando uma GeForce GTX 570 da Nvidia e uma Radeon HD 6870 da AMD demorou 83 e 86 segundos respectivamente, ambas as quais são consideradas GPUs top de linha das gerações passadas. Ao contrprio da codificação GPGPU, o Quick Sycn é um circuito integrado com uma tarefa especifica. Isso possibilita um melhor aproveitamento de energia para um processamento de vídeo mais rápido.

Intel WiDi
   Projetado pela Intel para ser fácil de configurar e usar, a tecnologia WiDi permite que você use roteador sem fio para exibir filmes e vídeos na TV da sua sala, sem precisar clicar em muitos botões. É necessária apenas uma solução computacional, que possua essa tecnologia, conectada a um roteador wireless que, por sua vez deve ser conectado à sua TV. Se o seu modelo de TV não possui suporte a redes sem fio nativamente, não se preocupe, basta adquirir um adptador.


Intel Hyper-Threading
   É uma tecnologia desenvolvida pela Intel que foi primeiramente empregada no processador pentium4 de núcleo Northwood, de 32 bits. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede os processadores da série Intel®Core™ (i3, i5, e processadores da série Intel Core 2 ( Extreme Edition ) e Intel Core(i3 I5 e I7) usufruem dessa tecnologia, proporcionando até 12 threads ((i7 4960x). Essa técnica foi criada para oferecer maio Eficiência na utilização dos recursos de execução do processador. A simulação do segundo processador é feita utilizando partes não aproveitadas da CPU na previsão de desvio do pipeline. Essas partes são conhecidas como bolhas de pipeline e não teriam utilidade nenhuma desperdiçando ciclos. Simulando em um único processador físico dois processadores lógicos, cada processador lógico recebe seu próprio controlador de interrupção programável (APIC) e um conjunto de registradores. Os outros recursos do processador físico - como cache de memória, unidade lógica e aritimética e barramentos - são compartilhados ente os processadores lógicos, parecendo assim um sistema com dois processadores.
  Os aplicativos que mais se beneficiam do HT, de uma forma geral, são os aplicativos de compressão de áudio e vídeo, compactação e descompactação de mais arquivos, aplicativos e rederização 3D e alguns jogos. Os ganhos são mais expressivos em ambientes multitarefa.



Textos por Igor Macedo - Graduado em Engenharia Elétrica na UFBA

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Autor: Space Informtática- Ohanna
Admiradora da cultura gamer, jogadora casual. Procuro novidades no mundo dos games e sabores novos de café.

0 comentários: